Alimentos termogênicos...

  Pra quem não sabe,Alimentos termogênicos são aqueles capazes de auxiliar na aceleração do metabolismo, já que sua ingestão frequente permite que nosso organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual e por conseqüência favorece a perda de medidas.Pois quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. 

  "As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar   a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade".


Conheça oito alimentos termogênicos que te ajudam a emagrecer...


Pimenta vermelha - Getty Images
   
Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Chá verde - Getty Images

Chá verde (Camellia sinensis): "Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico", afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite. 

Canela - Getty Images

Canela: A nutricionista funcional Luciana Harfenist destaca que, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa, como aconselha a nutricionista Daniela Cyrulin. 

Gengibre - Getty Images

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas", sugere a nutricionista funcional Luciana Harfenist. A quantidade indicada pela nutricionista Daniela Cyrulin é de duas fatias pequenas.

Chá de hibisco - Getty Images

Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor. 

Salmão é rico em Ômega 3 - Getty Images

Alimentos com Ômega 3: A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão,anchova,sardinha e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. 

Água gelada - Getty Images

Água gelada: Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal, como afirma a nutricionista Daniela Cyrulin. 

Guaraná-pode ser utilizado em cápsulas ou em pó, duas vezes ao dia. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou drogarias.

No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. "Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular", exemplifica Daniela. Luciana também lembra que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 

2 comentários:

  1. Legal Mileidi !
    Gostei de saber o que é bom e que nos ajuda a emagrecer dando aquela acelerada. A pimenta eu já sabia e amo pimenta.

    Anair

    ResponderExcluir
  2. Ai de mim se não fosse beber muita água, chás e café, sou cafeinocolatra, vc sabe não é Mileide? Parabéns pela informação! Pode comer bem e emagrecer basta saber quais os alimentos que em vez de engordar auxiliam no emagrecimento.

    ResponderExcluir

Comentários sem conteúdo,e que não estiverem de acordo com o assunto do post serão excluidos.
Seja bem vindo!